Reclamações de Artistas - Blog The AudioFactory

Reclamações de Artistas: 4 dicas de como recebê-los em seu evento!

Você já teve problemas para lidar com reclamações de artistas? O relacionamento com esses profissionais nem sempre é uma tarefa simples, não é? Alguns fazem inúmeras exigências, outros não fazem exigência alguma, mas reclamam dos resultados de qualquer forma.

Para evitar situações chatas, que podem até mesmo tirar o brilho do evento, você precisa entender as necessidades que um artista possui para fazer um bom trabalho. Tenha em mente as dicas a seguir, baseadas em erros cometidos e nas reclamações de artistas, para evitar situações desagradáveis!

1. Para fugir das reclamações de artistas, mantenha sempre um camarim à disposição!

Não, isso não é uma frescura e nem uma grande exigência por parte dos artistas. Trata-se de um trabalho baseado na emoção, em que é necessário buscar um momento ímpar em sua própria essência. Sendo assim, estamos nos referindo a um local onde seja possível se concentrar, aquecer a voz ou até mesmo descansar antes de um show.

Há realmente aqueles que se colocam em grandes pedestais do estrelismo, mas não é sobre esses que nos referimos. Não são necessárias bebidas alcoólicas, tampouco banquetes reais. Mas é importante ter um abastecimento básico com algumas opções de bebidas e comidas simples, com o objetivo de mantê-los alimentados durante o período que antecede o evento.

Muitos artistas adotam o Rider de Camarim, um documento em que são discriminados todos os itens que devem estar inclusos no camarim. Veja só um exemplo:

– 24 Garrafas de água mineral;

– 15 latas de refrigerante variado;

– 1 cesta de frutas da época lavadas prontas p/ consumo

– 1 cesta de pães variados;

– 1 Tábua queijos, frios e pastas;

– 1 Bandeja de salgados de forno diversos;

– 10 toalhas brancas.

O grande desafio se torna saber lidar com exigências que vão além do papel de oferecer comodidade ao artista e se tornam artigos de luxo.

2. Forneça um cronograma confiável e cumpra-o!

Todo show gera uma ansiedade nos artistas e a falta de informação os faz criar inúmeros cenários negativos na cabeça. Através de um cronograma confiável é possível aliviar essas sensações e ter um maior controle das etapas que antecedem o evento, acompanhando ponto a ponto o que está acontecendo naquele momento.

Dessa forma, se torna possível estabelecer uma relação de confiança para que o artista não atrase ou se sinta desmerecido por conta de eventuais descasos.

Veja um exemplo de Cronograma da The AudioFactory!

3. Ofereça uma Estrutura Técnica em que ele se sinta confortável.

“Para emocionar o público, eu preciso primeiro me emocionar. E para me emocionar, eu preciso estar confortável” disse um artista, certa vez.

Essa é uma enorme verdade! É fundamental que esse esteja se apresentando com uma boa estrutura de som, afinal esse é o caminho para o êxito do evento. Caso contrário, o que se esperava ser um momento único, pode se tornar um verdadeiro show de horrores.

Imagine que você é responsável pela identidade visual do novo Plano de Marketing, mas não é possível olhar o resultado das peças de divulgação. Parece desesperador, certo? É uma situação muito próxima quando o artista não consegue se ouvir.

4. Ofereça uma Equipe Técnica em que ele possa confiar!

Nada pior do que aquele técnico de som que já recebe os músicos de cara amarrada e doido para acabar o trabalho. Isso derruba qualquer apresentação! Desde o produtor que os recebe no local do evento, todos os envolvidos na Gestão Técnica tem que focar no mesmo objetivo: fazer com que o artista se preocupe apenas com a sua performance no palco!

Através dessas pequenas ações você evitará o descontentamento dos artistas contratados, que se sentirão confortáveis e poderão pensar somente em suas apresentações. O resultado é um artista contente, menos problemas para você resolver e um evento de sucesso – tudo o que você deseja!

Já teve alguma reclamação de artistas? Não deixe de conferir 6 dicas para um Evento Perfeito!

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