p-a-porque-voce%cc%82-deve-esquece%cc%82-lo

P.A.: por que você deve esquecê-lo!

Muitos músicos têm o hábito de preocupar-se demasiadamente com o P.A. (sistema de som direcionado ao público). O que não é uma grande loucura, pois você certamente deve se preocupar com o resultado do seu trabalho, não é mesmo?

Mas se você já possui uma equipe de confiança, que gerencia todas as partes de planejamento e dimensionamento, assim como a operação e coordenação do evento, qual o objetivo de querer escutar o P.A. durante o show? Caso você não saiba do que estamos falando, descubra o que é Gestão Técnica e como ela pode melhorar o seu evento.

Por que o P.A. nunca vai soar bem para você?

Por mais que você se preocupe em saber como o som está saindo, escutar o P.A. não vai resolver os seus problemas, pois ele nunca vai soar bem para você. A razão é simples e objetiva: você está atrás dele e o som que você ouve no palco é diferente do que o público está ouvindo. Como as altas frequências são mais direcionais (se propagam mais na direção da frente caixa), na posição do palco há uma grande tendência a se escutar mais as frequências graves, que são omnidirecionais (se propagam de maneira mais uniforme para todos os lados).

Sendo assim, não adianta esperar que você ouça bem o seu violão ou a sua voz no P.A. porque não será possível. O foco deve estar no seu monitor, o famoso retorno. É através dele que você deve guiar-se durante sua apresentação.

Dois sistemas distintos!

O que você deve ter em mente é que o P.A. e o monitor são sistemas separados. Em um mundo ideal, seriam utilizadas duas mesas de som, dois técnicos e dois “tudo”. Já em um ambiente mais real  é usada apenas uma mesa e um técnico, que se divide nas duas funções.

Em ambos os cenários é necessário que você esteja focado em seu monitor e não no P.A. Através disso, você poderá ficar confortável para dar o seu melhor na apresentação sem o incômodo de ter que ficar prestando atenção no som do público.

É claro que para isso funcionar você deve ter plena confiança em sua equipe, sabendo que eles terão capacidade para fornecer um resultado sonoro de qualidade para os convidados. Com essa garantia tudo ficará mais fácil ao subir no palco.

Se você deseja um resultado ainda melhor para ambos, existe a opção da utilização do In Ear. Saiba como essa ferramenta pode melhorar o som da sua banda em nosso post sobre o assunto.

Agora você já sabe que o seu foco deve ser o monitor, e não o P.A.! É evidente que, infelizmente, nem todos podem ter esse auxílio em todos os shows, mas essa percepção e entendimento são cruciais para que você possa focar apenas em sua performance no palco e fique livre para fazer a sua melhor apresentação.

Você já teve alguma preocupação com o P.A. durante o show? Identificou o ponto que deve melhorar? Envie a sua dúvida para a gente!

0 791

Leave a Reply