Evento Perfeito - Blog The AudioFactory

Confira 6 dicas para um evento perfeito!

É provável que você já tenha ido a um evento onde faltou energia elétrica ou o sistema de som apresentou alguma falha, seja por erros técnicos ou por aquela banda “barulhenta”. Sabemos que imprevistos acontecem frequentemente e, por isso, devemos nos antecipar aos problemas e prever possíveis soluções. Conheça 6 dicas para você, responsável da área de marketing, fazer um evento perfeito:

1. Visita Técnica

É um dos fatores mais importantes e nunca pode ser deixado de lado. A visita técnica é o primeiro passo, onde o seu fornecedor poderá dimensionar todo o sistema de sonorização e iluminação que será usado.

É nessa etapa que se entende o tamanho da estrutura necessária, verifica-se as condições da parte elétrica, os possíveis problemas e as prováveis soluções para um evento perfeito.

2. Direção Artística

Deve-se atentar para o perfil do evento e não apenas selecionar o artista que mais te agrada, mas também a formação mais adequada ao ambiente, em caso de banda.

Geralmente, a bateria é a grande vilã em locais pequenos. Isso porque o som acústico dela força o técnico de som a elevar em muitos decibéis os outros instrumentos para que todos possam ficar nivelados. Naturalmente, torna-se uma guerra de volumes e o resultado pode não ser o mais desejado.

Se você quer saber mais sobre Direção Artística, visite o post: “Saiba como escolher o artista correto para o seu evento!“.

3. Equipe Técnica

Desde o produtor técnico, passando pelo Roadie até o operador de som, cada integrante tem o seu papel e é de suma importância que todos saibam executar muito bem a sua função.

Na The AudioFactory, por exemplo, temos o Produtor de Palco, responsável por toda a assistência aos artistas. É ele quem faz o alinhamento das necessidades técnicas e define junto ao produtor da banda o posicionamento dos artistas no palco, além de estar diretamente ligado ao operador de sonorização e iluminação para que esses façam o trabalho de forma mais próxima e atenciosa em relação aos músicos.

O nosso serviço de Gestão Técnica tem o objetivo de garantir que o artista esteja focado apenas em sua performance no palco!

4. Caminho do Áudio

Para ter um bom instrumento, é importante que esteja acompanhado de um bom cabo. Por parte da casa de shows ou da empresa de sonorização, é importante que cada elemento do sistema seja de boa qualidade. Estamos falando do microfone, dos cabos, da mesa de som, dos próximos cabos e por fim das caixas de som. O caminho deve estar “livre” para que o som possa caminhar sem problemas até o destino: os ouvidos do público!

Em resumo, se tiver um valor para investir em um show, tente distribuir de forma equilibrada entre o artista e a estrutura adequada, acompanhada da Equipe Técnica responsável pela operação e coordenação do evento.

É melhor apresentar um bom artista em uma boa estrutura, do que um excelente artista em uma estrutura de baixa qualidade, então analise essas questões antes de contratar.

5. Intensidade do Som

“Som bom é som alto!”. Não concordamos com essa frase e acreditamos que para ter um evento perfeito, som bom é equilibrado, onde não existem excessos e é possível conversar, mesmo que um pouco mais alto.

Nos Estados Unidos, por exemplo, existe um funcionário do governo que mede através de um decibelímetro a intensidade do som. Se passar de certo ponto, depois do terceiro aviso, o show é interrompido e cancelado.

Veja a tabela abaixo acerca do tempo de exposição ao som X os níveis em dB:

85 dB 8 horas
90 dB 4 horas
95 dB 2 horas
100 dB 1 hora
105 dB 30 minutos
110 dB 15 minutos
115 dB 7 minutos
120 dB 3 minutos
Maior do que 120dB  

Risco imediato de perdas auditivas irreversíveis

 

6. Estética Diferenciada

Tão importante quanto a qualidade do artista e do som, é a apresentação desse trabalho ao público que o assiste. É fundamental para um evento perfeito, também, pensar no tamanho do palco, na iluminação cênica, no local onde colocar a estrutura técnica, onde posicionar o sistema de som, além de saber como esconder os cabos e fazer o acabamento na área do palco.

Quer saber como transformar a maneira de atrair clientes e aumentar as oportunidades de venda? Baixe gratuitamente o eBook “Como atrair mais clientes desenvolvendo um Projeto Musical”!

1 18742

Leave a Reply