Direção Artística - Blog The AudioFactory

Direção Artística: isso vai garantir o sucesso do seu evento!

O fato é que todo mundo se acha capaz de organizar um evento que tenha música. Alguns acabam procurando aquele amigo que seleciona uma playlist para “bombar” no lançamento de uma nova coleção, outros recorrem à “banda dos amigos de um primo” para aquela ação de Marketing que promete aumentar o fluxo de pessoas e aumentar as oportunidades de vendas. Mas fazer uma boa Direção Artística não é tão simples assim…

Se você deseja contratar uma atração musical para o seu evento, o melhor a fazer é contar com uma ajuda profissional, que pensa em tudo! Desde a escolha do artista até a produção, tudo para que seu evento seja um sucesso. Eles vão indicar a atração mais adequada ao perfil do seu evento, levando em conta o gênero musical, formação (solo, trio, banda…), o nível de intensidade do som (volume) e a projeção (artista mais ou menos conhecido).

Tudo tem que estar em perfeito equilíbrio para que seu evento seja um sucesso. Pense: qual o perfil do evento? Banda de rock ou trio de forró? Esses artistas precisam ser conhecidos? O som deve estar mais alto ou apenas criando um complemento?

Fuja da cilada

A história costuma ser assim: você é convidado para um evento que promete ser interessante: lançamento de uma produto, uma data comemorativa, uma festa de aniversário ou até mesmo um casamento. Os organizadores do evento pensam em tudo: a bebida farta e gelada, a comida bem servida e variada, a decoração de bom gosto… Daí, eles decidem chamar um DJ para animar a festa e uma banda para tocar, como “atração principal” da noite.

Só que por motivos financeiros – às vezes, até por não conhecer bem as necessidades técnicas – os responsáveis pelo evento não escolhem uma estrutura de som à altura da ocasião e o que poderia ser uma noite agradável se transforma em um problema para todo mundo.

Você pode pensar que Gestão Técnica e Direção Artística são coisas diferentes. E são. Mas uma não vive sem a outra. Ou seja, sem bom equipamento e uma equipe técnica confiável, não importa a qualidade dos músicos selecionados. Eles ainda ficarão desconfortáveis, pois dificilmente encontrarão um bom resultado – podendo até comprometer futuros convites, os convidados ficam incomodados com a má qualidade da música e os organizadores envergonhados pela gafe.

Produção de primeira

Para além do seu gosto musical e daquilo que combina ou não com seu evento, é preciso pensar em como fazer as coisas acontecerem.

Contratar bandas ou DJ’s, equipamentos de som e toda a estrutura para realização de um show não pode ser algo menos importante e feito de última hora. Portanto, quando você começar a planejar o seu evento, procure empresas especializadas nesse tipo de serviço.

Você nem precisará ter todas as respostas e preferências definidas. As empresas de Direção Artística também oferecem Consultoria Estratégica, que pode ser feito diretamente em contato com você. Juntos, vocês poderão definir o que combina melhor com seu evento. Desde o estilo musical, passando pelas necessidades técnicas de sonorização, até a escolha da banda ou DJ que será contratado.

As empresas de Direção Artística são responsáveis por selecionar o perfil de artista mais adequado ao evento, negociar valores com os artistas, contratar o show, providenciar a liberação e o pagamento de taxas de direitos autorais junto ao ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), além de outros aspectos fundamentais relacionados à música.

Vantagens das empresas especializadas em Direção Artística

Uma das vantagens de se trabalhar com profissionais especializados em Direção Artística é que eles gostam de oferecer o que tem de melhor no mercado para seus clientes. Eles estão em contato com empresas de sonorização e iluminação que farão grande diferença no seu evento. E é sempre possível encontrar o orçamento que caiba no seu bolso, de acordo com as suas necessidades.

As empresas especializadas são boa oportunidade também para os artistas e bandas porque entregam uma qualidade profissional ao trabalho, permitindo que esses fiquem focados apenas em sua performance no palco e evitando aqueles serviços em que a má qualidade do som pode até render uma má reputação.

Gostou do artigo? Conheça 4 Dicas infalíveis para receber melhor os artistas em seu evento!

0 3083

Leave a Reply