Conhecimento Técnico Básico

Conhecimento Técnico Básico: entenda a importância para nós, artistas!

Ok pessoal, hoje vamos começar este texto com um relato bem pessoal. Antes de abrir a The AudioFactory, eu tinha o sonho de ser cantor. Talvez ainda tenha, mas essa é outra história. O fato é que decidi estudar o mundo do áudio e de produção de eventos para ter um conhecimento técnico básico, entender melhor as etapas do backstage e me comunicar melhor com meu técnico de som.

Depois de todo o conhecimento que absorvi durante esses 4 anos e inúmeros cursos, posso garantir que o meu show mudou completamente. As técnicas usadas e a facilidade na comunicação elevaram o padrão de qualidade e me deram tanta confiança que a minha única preocupação era realmente a minha performance no palco.

Com o texto de hoje eu espero que você também se interesse pelo assunto e acredite que isso pode mudar a sua carreira também! Vamos lá?

O que é um conhecimento técnico básico?

Você já deve ter passado por aquele momento em que algo o incomoda no som, mas você não sabe exatamente o que, e muito menos o motivo, certo? Esse é um fato muito comum entre os músicos e um ótimo momento para rever os seus conceitos e técnicas.

Se você sabe que algo não está certo, a atitude correta é corrigir esse erro. Mas se você não souber identificar o que deve ser arrumado, a tarefa se torna muito mais complicada. Por isso, é essencial que você entenda exatamente o que não está fluindo corretamente e seja capaz de trabalhar para melhorar a qualidade do seu som.

Mas o que é esse conhecimento técnico básico que todo músico deveria ter? Trata-se de algumas noções sobre:

• Funcionamento da Audição Humana;
• Conceito de dB;
• Espectro de Frequência;
• Tipos de Microfones;
• Diferença dos Efeitos: Reverb, Ecos e Delay;
• Função de um Compressor;
• Diferença entre Ganho e Volume.

Qual o resultado que isso pode trazer na prática?

Lembra-se da situação que eu citei acima? É provável que você tenha dito que o som estava um pouco “fofo” ou talvez “muito azul” e até mesmo “velado”. Mas não se assuste, você provavelmente faz parte da grande maioria dos músicos, e foi exatamente por isso você começou a ler esse artigo, certo?

Ao entender esses conceitos básicos, é muito provável que você consiga melhorar a comunicação com o seu técnico, deixando-a mais clara e direta, além de por fim às metáforas do áudio. Consequentemente, você vai se ouvir bem em seus shows e, se tudo der certo, não vai mais ter os encontros frequentes com as temidas microfonias.

Também conseguirá se desapegar de algumas responsabilidades assumidas por insegurança, como a preocupação com o P.A. (som para o público), o medo de usar o In Ear e a falta de controle do evento.

Todo músico que pretende se manter em evolução constante, definitivamente, deve ter noções do conhecimento técnico básico para entender toda a estrutura que amplifica o seu instrumento até o ouvido do público: o áudio!

Você já conhecia o significado desses temas? Se você deseja se destacar como artista, confira os 4 hábitos que todo músico de sucesso deve ter!

0 2787

Leave a Reply