caixas-de-som-tamanho-nao-e-documento

Caixas de Som: Tamanho Não É Documento!

Já vimos muitos eventos com verdadeiros paredões de caixas de som, o que poderia não ser um problema caso estivéssemos em uma festa de música eletrônica ou em um baile funk. Já para um evento corporativo, certamente não seria a situação ideal. Nesse segundo tipo de evento, em que geralmente há um perfil de cliente mais exigente, ouvimos muitos pedidos como:

“Podemos colocar as caixas de som atrás do palco?”

“Posso colocar alguma coisa na frente para esconder essa estrutura?”

Tudo para tentar adequar o conceito do evento à estética do palco e ao melhor sistema de som.

O problema é que, ao esconder ou decorar as caixas de som, a qualidade pode ser comprometida. Sendo assim, o cliente precisaria optar por um dos dois: qualidade de som ou estética. É para essas situações, que foram criados sistemas de caixas de som discretos, podendo ficar visíveis sem destoar do restante da decoração.

A solução dos problemas

Imagine ao invés de uma infinidade de caixas de sons empilhadas umas sobre as outras, várias mini caixas de som posicionadas de uma maneira agradável para os olhos e para os ouvidos. Pensando nisso, foram desenvolvidos os novos sistemas portáteis de Line Array, como a linha da K-Array (usada por nós na The AudioFactory), o Big Base da HK Audio ou os mais voltados para pequenos eventos da RCF.

Esses sistemas de som permitem um melhor aproveitamento do evento nos seguintes aspectos:

Controle do som:

Dessa forma, é possível direcionar o som para o local desejado, evitando volumes indesejados em outras áreas. Ótimo para melhorar a relação com aqueles lojistas chatos!

Melhor distribuição:

Na maioria das vezes, se estamos perto das caixas de som, é ensurdecedor. Se nos afastamos, fica baixo. Com esse novo sistema, é possível manter uma uniformidade na área do evento, ou seja, é possível conversar perto do sistema ou dançar um pouco mais afastado, sem grandes mudanças no volume.

Microfonias:

Diminui muito a chance das temidas “microfonias” em apresentações de bandas ou palestras.

Sustentabilidade:

Os sistemas portáteis de Line Array, como os K-Arrays, podem apresentar uma economia de até 50% no consumo de energia em relação às caixas de som tradicionais.

Praticidade:

É visível a facilidade de transportar as caixas de som de um lugar para outro em comparação às enormes e pesadas caixas, permitindo a montagem e desmontagem de forma discreta, mesmo com o local em operação.

Caixas de Som: Estética X Qualidade

Small Line Array - RCFCópia de K-Array KR802

Qual dos modelos acima parece melhor esteticamente? Provavelmente você considera que seja a segunda imagem. Porém, será que essas pequenas e elegantes caixas de som conseguem produzir um som no mesmo nível das caixas da primeira imagem?

A resposta é: sim, conseguem. Qualidade de som X estética quase sempre foi uma relação inversamente proporcional e um conflito constante entre responsáveis técnicos e cerimonialistas ou equipe de Marketing. Um querendo entregar o melhor som e outro, a melhor estética. Mas o que era impossível de ser resolvido parece ter chegado a um final feliz para todos, principalmente para o público que poderá curtir um evento lindo acompanhado de um ótimo som!

Quer saber como transformar a maneira de atrair clientes e aumentar as vendas no seu Shopping? Baixe gratuitamente o eBook “Saiba como atrair mais clientes desenvolvendo um Projeto Musical“!

3 8356

Leave a Reply