9 termos que vão facilitar o seu contato com empresas de som

Conheça 9 termos que vão facilitar o seu contato com empresas de som

Você já se viu em uma situação em que o produtor ou o artista começa a fazer várias solicitações utilizando termos técnicos e você não faz ideia sobre o que ele está falando? O contato com empresas de som pode se tornar um verdadeiro desafio de comunicação. Por isso, seria mais fácil se vocês falassem a mesma linguagem, certo?

Vamos ver a seguir alguns termos que vão facilitar o contato empresas de som e com os artistas!

1. P.A. – “Public Address”

Refere-se ao som direcionado ao público. É o sistema de som projetado para a plateia. Na prática, são as caixas de som responsáveis por fazer com que o som seja ouvido pelo público.

2. Monitor

Ao contrário do termo anterior, o monitor refere-se ao som direcionado aos artistas, possibilitando a eles escutar o que estão tocando. Isso pode ser feito através de caixas de som posicionadas no chão ou nas laterais do palco, direcionadas aos músicos, ou por meio de fones de ouvido, que introduzem o som direto no ouvido de cada músico.

3. A.C. – “Alternative Current”

Em português: corrente alternada. Destina-se à energia elétrica ou equipamentos voltados a ela, como cabos de A.C. – que são cabos para ligar determinado equipamento à tomada – e pontos de A.C., que são as famosas tomadas.

4. House Mix

Em português: casa de mixagem. Faz referência ao local onde são instalados os equipamentos que gerenciam o sistema de som. Alguns organizadores reclamam desse ponto, mas é de extrema importância que permitam às empresas de som localizar a House Mix na posição correta: à frente do palco, à uma distância ideal em que seja possível ouvir os dois lados do sistema de som “na mesma intensidade”. Este é um fator determinante para a qualidade sonora no evento.

Em contrapartida, existem sistemas que permitem controlar a Sonorização através de um Ipad. Isso permite que a estrutura fique em uma área “escondida”, atrás do palco por exemplo, e o operador com o tablet no meio da plateia, possibilitando uma estética diferenciada para perfis mais exigentes.

Ex.: Mackie DL32R

5. Rider Técnico

Lista de exigências ou necessidades técnicas para realizar determinada apresentação. É um documento que apresenta e/ou solicita a estrutura mais adequada para realização de um show, geralmente enviado às empresas de som pela produção técnica do artista.

6. Mapa de Palco

Documento muito similar a uma planta baixa que define o posicionamento dos músicos e de seus instrumentos no palco. Tem a função de otimizar o trabalho entre as empresas de som e a produção do artista, e também da produção do artista com os músicos. Com a sua utilização, é possível deixar toda a estrutura encaminhada para a chegada dos artistas e diminuir o cronograma de montagem.

7. Roadie

Em português: estradinha – ganhou esse nome por conta das longas viagens com as turnês de artistas norte-americanos. Refere-se aos profissionais responsáveis pela montagem e desmontagem dos instrumentos e pela assistência aos artistas.

8. Box Truss

Também conhecida como treliça, é uma estrutura metálica usada como suporte para equipamentos de sonorização, iluminação e cenário. Também pode ser utilizada como estrutura para house mix, ilhas de filmagem, etc.

9. Mono e Estéreo

Faz referência ao panorama de um sistema de som. Imagine que você está escutando música com fones de ouvido. Já percebeu que em algumas ocasiões um determinado som é ouvido com mais intensidade em um dos lados? Por exemplo, uma flauta mais alta no fone da esquerda ou um violino no da direita. É como uma divisão espacial no som, chamada de estéreo. Isso facilita o equilíbrio sonoro entre os instrumentos e permite ao ouvinte perceber com mais facilidade os sons que compõem uma canção. Já quando os instrumentos são direcionados de forma que todos sejam projetados na mesma intensidade em ambos os lados, chamamos de mono.

Você já sabia o que esses termos significavam? Já havia se deparado com eles antes? Existe algum outro termo que não foi listado, mas que você tem dúvida? Mande para nós!

0 1798

Leave a Reply